Exposições

Rui Calçada bastos - Self Portrait while thinking

Project Room
12 Março a 23 Abril 2011

Em Self Portrait While Thinking, é objectivamente isso que Rui Calçada Bastos faz: um retrato de si próprio a pensar. E porque pensar é uma acção continuada, recorre ao vídeo para captar aquilo que está a ser enquanto pensa.
Depois, prossegue com a desconstrução do filme (e do seu retrato) nos seus fragmentos - desenhos em que procura captar as expressões faciais apresentadas em cada momento, tiques que vêm à superfície quando o artista desvia a atenção do seu relacionamento com o mundo exterior para se concentrar no seu íntimo. Fragmentos que isoladamente pouco mais são que máscaras, mas que no seu conjunto mostram efectivamente um retrato do artista.
Este é um trabalho circular, em que o artista se filma enquanto pensa no trabalho que está a elaborar, e que por sua vez é composto pelo próprio filme em que se auto-retrata.
Rui Calçada Bastos mostra-se, então, não apenas através da sua aparência física, mas também pela sua actividade enquanto artista.
 
No fundo, toda a obra deste artista é o seu auto-retrato, na medida em que é através dela que ele constrói a sua auto-biografia.

Nós somos aquilo que fazemos. 

Luisa Yokochi

 
 
 

2013 GALERIA FERNANDO SANTOS

all rights reserved © web project see-link®