Notícias

Apparitions. La Fotographie de Gérard Castello-Lopes 1956-2006 - Fondation Calouste Gulbenkian, Paris

Comissariado de Jorge Calado

24 Abril a 25 Agosto 2012 
Fondation Calouste Gulbenkian, Paris
Delegatión en France

Gérard Castello-Lopes (1925-2011) foi o representante por excelência da geração de ouro da fotografia portuguesa - que emergiu nos anos 50.
Nasce em Vichy (France), em 1925, Castello-Lopes e morre em Paris a 12 Fevereiro de 2011.
Dividindo a sua vida entre Portugal e França, marcou não somente o cinema (não só como crítico, mas também como actor, assistente de realização e administrador da Filmes Castello Lopes), mas também a fotografia e o jazz (foi co-fundador Hot Club em 1948). A Fundação Calouste Gulbenkian e o BES Arte & Finança prestam homenagem a esta grande figura da cultura portuguesa com uma vasta exposição retrospectiva – a maior que alguma vez lhe foi consagrada.

Concebida e organizada por Jorge Calado, “Aparições” – A Fotografia de Gérard Castello-Lopes 1956-2006” e após apresentação no BES Arte & Finança, será agora apresentada em Paris na Fondation Calouste Gulbenkian.
Serão exibidas 153 fotografias do artista, algumas em provas de vários formatos ilustrando as suas concepções sobre escala. Além das fotografias do espólio do artista, a exposição integra obras da colecção do Banco Espírito Santo, bem como peças cedidas pelo Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (Fundação Calouste Gulbenkian), Museu Colecção Berardo, Galeria Fernando Santos e vários colecionadores particulares.   A exposição é complementada por uma série de retratos de Gérard Castello-Lopes por outros fotógrafos (Augusto Cabrita, Carlos Afonso Dias, José Manuel Rodrigues entre outros) e por um conjunto de objectos pessoais (câmaras fotográficas, livros, discos, agendas, etc.)  



3 Maio 2012 pelas 18h30
Conferência
por David Castello-Lopes

 
 
 

2013 GALERIA FERNANDO SANTOS

all rights reserved © web project see-link®